Gaúchos e goianos são quem mais controla as finanças mensalmente, diz Serasa

No Brasil, a média é de 56% e os métodos mais utilizados são anotações em papel (42%) e verificação da fatura do cartão (33%)

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O estudo “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box, mostra que goianos e gaúchos são os brasileiros mais engajados em controlar as finanças. Um total de 63% dos nativos dos dois Estados afirma que organizam o dinheiro todos os meses, sendo que o resultado fica bem acima da média nacional, de 56%.

A prática mais usada para organizar as finanças pelos goianos e gaúchos é a anotação em papel (42% e 41%, respectivamente). Além disso, o estudo identificou que os nascidos em Goiás priorizam acompanhar online o extrato da conta bancária (29%). Os gaúchos, por sua vez, preferem ficar atentos à fatura do cartão (30%).

Para os consumidores de Goiás, os principais objetivos de controlar as finanças mensalmente são ter uma reserva de segurança (40%) e evitar o endividamento (38%). Já para os do Rio Grande do Sul, os propósitos mais comuns são melhorar a gestão do dinheiro (46%) e evitar o endividamento (45%).