Com a expectativa de registrar um crescimento de 25% na audiência esse ano – em 2022 foram 30 mil visitantes -, o Futurecom 2023 inicia nesta terça-feira, 3, no São Paulo Expo, Maior evento de inovação, conectividade e transformação digital da América Latina, terá como pauta a reindustrialização brasileira.
Segundo Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom 2023, a reindustrialização passa pela utilização de IoT, FWA ou Acesso Fixo sem Fio (do inglês Fixed Wireless Access) e OpenRAN. Outra discussão que estará bem forte no evento desse ano é a cibersegurança, com um olhar na oferta de serviços customizados às empresas e usuários. “Teremos uma trilha específica para discutir os desafios em cyber e como atuar de maneira preventiva ao crescimento dos ataques com o aumento da conectividade”, afirma.
De acordo com Hermano, a edição de 2023 trabalhará em cima de três novos paradigmas tecnológicos: Redes privativas e de acessos de borda em nuvem; Uso de tecnologias no espaço virtual e de interação físico-virtual (AR/VR/MR, BIM, IoT e gêmeos digitais); e Sustentabilidade energética e descarbonização tornaram-se elementos fundamentais para a governança das empresas perante a sociedade e aos seus acionistas.
(*) Almir Freitas participa do evento a convite do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE)