Funcriança contribui para a manutenção do Pão dos Pobres

Ajuda pode ser feita até o dia 30 de dezembro de 2023 por meio do IR

Crédito: Zé Carlos de Andrade/Divulgação

O Pão dos Pobres transforma vidas há 128 anos. Mais de 1.400 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social contam com os projetos desenvolvidos na instituição. O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Funcriança – representa uma receita fundamental à manutenção dos projetos concretizados no Pão dos Pobres. As doações podem ser realizadas até o dia 30 de dezembro de 2023. Os valores são utilizados nas melhorias dos espaços onde são realizados os serviços de convivência, educação integral, acolhimento e aprendizagem. O Pão dos Pobres também serve, mensalmente, mais de 62 mil refeições.

O recurso captado é destinado às crianças, adolescentes e jovens, sendo que 120 deles têm a instituição como seus lares. Os valores são utilizados nas melhorias dos espaços onde são realizados os serviços de convivência, educação integral, acolhimento e aprendizagem. O Pão dos Pobres também serve, mensalmente, mais de 62 mil refeições.

A doação via Funcriança pode ser realizada por pessoas físicas ou jurídicas. Pessoas Físicas podem doar até 6% do imposto devido, apenas no modelo completo. As Pessoas Jurídicas tributadas pelo Lucro Real podem deduzir 1% diretamente do imposto devido em cada período de apuração (sem computar o adicional). Doações de empresas que apuram o imposto trimestralmente só podem ser deduzidas do imposto devido no próprio trimestre-calendário em que é realizada a doação.

“As doações via Funcriança têm um impacto direto e positivo na sociedade. Elas ajudam a manter os projetos do Pão dos Pobres, no desenvolvimento profissional e na proteção integral das crianças. Contribuem, sobretudo, à superação das vulnerabilidades que elas enfrentam. Além disso, viabiliza o acesso à educação de qualidade, cultura, saúde, tecnologia e qualificação para o trabalho”, esclarece João Rocha, gerente da Fundação Pão dos Pobres.