O Banrisul tem financiado mais de R$ 5 bilhões em crédito imobiliário, com o envolvimento de mais de 30 mil clientes como tomadores finais e mais de 80 empresas que têm plano empresário com o banco neste momento. A informação é do presidente do Banrisul, Fernando Lemos, durante reunião-almoço realizada na sede do Sinduscon-RS. “Em 2023, já foram liberados mais de 400 milhões em financiamentos imobiliários e a estimativa é que, até o final deste ano, seja liberado mais R$ 400 milhões”, afirmou
Conforme o presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, a instituição é um dos bancos que mais investe em fomento no crédito imobiliário no RS. “Há uma facilidade muito grande de interlocução. Esta é a importância de se ter um banco regional que conheça mais de perto a realidade do mercado imobiliário gaúcho”, salientou. Segundo o dirigente do Sindicato, o mercado tem tido desenvolvimento positivo constante em Porto Alegre, mesmo que concentrado no segmento de médio e alto padrão.
“A partir de agora, estamos acompanhando e tentando entender qual será o impacto da habitação de interesse social, com o Programa Minha Casa Minha Vida, no setor como um todo. Questionado sobre a importância da redução da taxa de juros para a atividade da construção, Teitelbaum afirma que a redução a patamares de um dígito é fundamental tanto para o consumidor quanto à produção na tomada de crédito.
No encontro foi destacada da nova plataforma de financiamento do Banrisul que vem sendo trabalhada desde 2021. “Estamos atuando forte na adoção de novas tecnologias. Até o final deste ano, por exemplo, contratos com pessoas físicas poderão ser assinados digitalmente, acelerando com muita seriedade os processos de financiamentos imobiliários”, salientou o diretor da instituição também presente no evento, Ivanor Duranti.
Lemos afirmou que a instituição tem o compromisso de impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “Neste propósito reconhecemos a importância da construção civil, uma atividade industrial que gera emprego em grande escala e renda para os gaúchos”, ressalta. Durante a reunião foi definida a criação de um Grupo Técnico entre Sinduscon-RS e Banrisul para trabalhar futuras demandas do setor e melhorias no processo de obtenção do crédito imobiliário.