Analistas apontam abertura líquida de 173 mil postos formais de trabalho

Resultados do Caged serão divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego

Foto: Alina Souza/CP

O Ministério do Trabalho e Emprego divulga, nesta segunda-feira, 2, os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativo ao mês de agosto. Analistas de mercado apontam para uma abertura líquida de 173 mil postos formais de trabalho, podendo variar 134 mil a 209 mil vagas de emprego no mês passado.

Na semana passada, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou uma taxa de desocupação de 7,8% no trimestre encerrado em agosto de 2023, o que representa uma queda de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, de março a maio de 2023. Esse foi o menor índice desde fevereiro de 2015, quando chegou a 7,5%, sendo que na comparação com o mesmo período de 2022, a taxa de desocupação caiu 1,1 ponto percentual.

O contingente de pessoas desocupada foi de 8,4 milhões em igual período, o menor contingente desde o trimestre encerrado em junho de 2015, quando foi de 8,5 milhões. Esse número significa um recuo de 5,9% na comparação com o trimestre encerrado em maio deste ano, 528 mil pessoas desocupadas a menos no país. Na comparação anual, a queda é ainda maior: 13,2%, ou menos 1,3 milhão de pessoas.