Pressionado, governo Lula vai lançar plano de combate ao crime organizado

Secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou medida após reunião com o governador do Rio

Foto: Isaac Amorim / MJSP

O governo federal vai lançar na segunda-feira, dia 2, um plano nacional para combater as organizações criminosas no País. O secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, anunciou a medida, nesta sexta-feira, após se reunir com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

A gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem sendo alvo de críticas por não apresentar propostas efetivas para a área de segurança pública e ver o avanço de crimes violentos em Estados como Rio e Bahia.

De acordo com a Agência Estado (AE), Cappelli, braço direito do ministro Flávio Dino na pasta, não detalhou as medidas previstas no plano, mas afirmou que serão priorizadas ações de inteligência. O secretário executivo afirmou que não vai haver “espetacularização” das operações. Apesar das críticas sobre a atuação na área de segurança, Dino pode deixar a pasta rumo ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde pode ocupar a vaga deixada pela ministra Rosa Weber.

No domingo, 24, o programa Fantástico, da TV Globo, exibiu uma reportagem sobre uma espécie de centro de treinamento de criminosos no Complexo da Maré, na zona Norte do Rio. O caso motivou uma reunião de Cappelli com o governador fluminense.

“Isso não é aceitável em nenhum lugar do mundo e vamos atuar com inteligência, proporcionalidade, respeitando à ADPF (ação judicial que restringe operações policiais das favelas), com tecnologia, sem nenhuma ação pirotécnica ou espetacular. A inteligência com mínimo de efeito colateral possível, mas para devolver o território àquelas 140 mil pessoas”, disse Cappelli.

A Arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) citada pelo secretário tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), impondo limites e parâmetros na área da segurança pública no Rio.

Cláudio Castro afirmou que requisitou o apoio da Força Nacional para atuar na favela. De acordo com Cappelli, o governo vai atender a solicitação.

Além do Rio, a segurança também vive uma crise na Bahia. Até o momento, o Estado registrou mais de 50 mortes em operações da polícia, superando a PM fluminense nesse quesito. Na última segunda-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se reuniu com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para discutir parcerias em segurança pública.

Na ocasião, Dino garantiu a ampliação de recursos para a área. Dias depois, o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e o secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, viajaram ao Estado para dar início às medidas de resposta à crise.