Gestão, inovação e assistência 4.0 são os temas do Fórum Health Meeting

primeira feira na área da saúde no Sul do Brasil que vai acontecer de 2 a 4 de outubro na PUCRS

Foto: Breno Esaki / Agência Saúde / Divulgação

A cidade de Porto Alegre será sede da Health Meeting Business & Innovation, a primeira feira na área da saúde no Sul do Brasil que vai acontecer de 2 a 4 de outubro no Centro de Eventos da PUCRS. O evento é direciona-do para executivos e gestores de hospitais, clínicas e outros negócios da área, health techs, médicos, enfer-meiros e demais profissionais.

Durante os três dias de feira, os participantes entrarão em contato com alguns dos temas mais relevantes da área da saúde durante o Fórum Health Meeting, com curadoria científica do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). A entidade, que reúne as principais instituições de saúde da capital, realizará quatro eventos paralelos à programação.

EIXOS

Para abordar os diversos aspectos que apresentam desafios e oportunidades no futuro da área da saúde, o evento foi dividido em 3 eixos de conhecimento: Gestão, Inovação e Assistência 4.0.

Uma gestão eficaz no setor de saúde é fundamental para a entrega de cuidados de qualidade. A troca de experiências e melhores práticas em gestão é essencial para garantir que os recursos limitados sejam utilizados de maneira eficiente e que a assistência seja acessível a todos. Neste eixo, serão abordadas estratégias para otimizar recursos, aspectos fundamentais para uma melhor administração hospitalar, as tendências para o futuro, gestão financeira e cooperativismo, entre outros.

Um dos motores de transformação da saúde é a inovação. Desde a pesquisa médica de ponta, passando pela telemedicina impulsionada pela pandemia, até a implementação de tecnologias como a inteligência artificial e a internet das coisas, as possibilidades são inúmeras. Este eixo oferecerá insights sobre as últimas inovações e como elas podem ser aplicadas na prática clínica, melhorando o diagnóstico, tratamento e prevenção de doen-ças.

Por fim, a assistência 4.0 representa uma abordagem para a prestação de cuidados de saúde que se concentra na personalização dos cuidados, na participação ativa do paciente e na integração de dados para tomar decisões informadas. Neste aspecto, os temas abordados serão a relação médico-paciente, a construção de uma saúde baseada em valor, os desafios da segurança, desospitalização, engajamento do corpo clínico, entre outros.