O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou, nesta sexta-feira, um motorista de 25 anos pelos crimes de duplo homicídio qualificado, um deles majorado; tripla tentativa de homicídio qualificado, e aborto — sem o consentimento da gestante — durante uma colisão registrada na BR-290, em São Sepé, na região Central, em 2 de setembro deste ano. O homem também pode responder por fuga do local – quando, instantes antes do acidente fatal, bateu contra um primeiro veículo.
Conforme a denúncia, assinada pelo promotor Fernando Mello Muller, o homem dirigia “com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool”. O choque ocorreu no km 350, na região conhecida como Cerrito do Ouro. O suspeito, preso dois dias depois, segue recolhido no Presídio Estadual de São Sepé.
O motorista bateu um GM Montana na traseira de um Fiat Uno, ocupado pelas vítimas. O Uno, desgovernado, se chocou com um caminhão Scania, que fazia o sentido contrário. Dos cinco passageiros, uma mulher de 28 anos, grávida de seis meses, e uma idosa, de 61, morreram. A jovem chegou a ser submetida a uma cesariana de urgência, mas o bebê não resistiu às lesões. Também ocupantes do Fiat Uno, m homem e duas crianças, de 7 e 5 anos, ficaram feridos – o que configura, para o MP, as três tentativas de homicídio.
Momentos antes da colisão com mortes, o denunciado já havia batido a Montana contra a traseira de outro veículo. O condutor não se feriu, mas teve o carro arremessado para fora da pista enquanto o acusado fugia, sem prestar socorro.
O fato de a jovem ter morrido grávida torna a acusação de homicídio qualificada, conforme o MP. Pela segunda morte, o promotor denunciou o jovem por homicídio qualificado majorado, já que a vítima tinha mais de 60 anos de idade.