Porto Alegre decide abrir três comportas do Guaíba

Nível das águas baixou para 2,84 metros nesta quinta

Foto: Ricardo Giusti / Correio do Povo

O Guaíba baixou para 2,84 metros nesta quinta-feira, em medição mais recente, abaixo da cota de inundação de 3 metros. Com o novo recuo, a prefeitura de Porto Alegre irá começar a abrir as comportas 1, 2 e 3 do Cais Mauá a partir das 13h30min.

Mais cedo, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), havia afirmado que a decisão seria tomado se o Guaíba atingisse 2,85 metros. Além disso, se a medição baixar para 2,80 metros, outros portões também poderão ser abertos.

O Guaíba chegou ao pico de 3,18 metros nessa quarta-feira, registrando a pior cheia desde 1941. A cheia provocou uma série de transtornos em Porto Alegre. Além da inundação histórica na área do Cais Mauá, a avenida Borges de Medeiros, a sede do Grêmio Náutico União e o Centro de Treinamento do Inter foram pontos que também foram tomados pela água, por exemplo.

Mesmo que o Guaíba não esteja mais acima da cota de inundação, ele tem nível superior à cota de alerta, que é de 2,50 metros. Conforme último balanço divulgado pelo Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), há 127 pessoas em abrigos provisórios por conta das cheias na cidade, sendo elas:

48 no Ginásio do Demhab (Santana);
64 na Igreja Nsa. Sra. da Boa Viagem (Ilha da Pintada);
6 na Custódio de Mello (Serraria);
9 na EMEF Antônio Giudice (Humaitá).