Mais de 80% das indústrias de médio e grande porte usam tecnologia digital avançada, diz IBGE

A maioria das empresas investigadas (31,5%) fez uso de duas tecnologias

Foto: FCA/Divulgação

Em 2022, 84,9% (8.134) das 9.586 empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas utilizaram pelo menos uma tecnologia digital avançada, sendo a computação em nuvem a mais declarada (73,6%). Os dados inéditos são do módulo temático de Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança, da PINTEC Semestral 2022. As demais tecnologias investigadas foram: internet das coisas (48,6%), robótica (27,7%), análise de big data (23,4%), manufatura aditiva (19,2%) e inteligência artificial (16,9%).

“O objetivo é olhar pro uso dessa automação digitalizada dentro das empresas industriais e como isso afeta o processo produtivo e sua visão de negócios. A integração das tecnologias aos processos produtivos viabiliza sistemas de produção inteligentes e descentralizados, alcançando novos patamares de produtividade, flexibilidade e gerenciamento nessas empresas, gerando novos modelos de negócios”, explica gerente de pesquisas temáticas, Flávio José Marques Peixoto.

SETORES

Em termos setoriais, as atividades que mais utilizaram tecnologias digitais avançadas nas suas áreas/funções de negócios foram: Fabricação de máquinas e equipamentos (94,5%), Indústrias extrativas (92,2%), Fabricação de produtos diversos (92,0%) Fabricação de produtos de metal (91,9%) e Fabricação de bebidas (91,6%). Por outro lado, as que menos utilizaram foram: Fabricação de outros equipamentos de transporte (68,2%), Confecção de artigos do vestuário e acessórios (71,6%) e Fabricação de produtos de madeira (72,2%).

Do total de 8.134 empresas industriais que utilizaram pelo menos uma das tecnologias, a maioria (31,5%) fez uso de duas tecnologias e 27,7% utilizaram apenas uma. Por outro lado, somente 3,7% das empresas fizeram uso de todas as tecnologias digitais avançadas investigadas.

Além disso, a utilização localizada de tais tecnologias foi majoritária em todas as áreas/funções de negócios consideradas na pesquisa, atingindo sempre mais de 50,0% das empresas que utilizaram as tecnologias. A pesquisa define cinco áreas/funções de negócios: desenvolvimento de projetos de produtos, processos e serviços, produção, logística, administração, comercialização.

BIG DATA

Os maiores percentuais de uso localizado por área/função foram: em desenvolvimento de projetos, para a utilização de análise de big data (78,8%); em produção, para a utilização das tecnologias computação em nuvem (71,2%), inteligência artificial (84,8%), internet das coisas (76,7%) e manufatura aditiva (88,2%); e em comercialização, para a utilização de robótica (84,3%). Todas as tecnologias mostraram os maiores percentuais de utilização abrangente na área/função de administração, sendo o maior percentual verificado para a tecnologia de análise de big data (45,7%).

“Com isso podemos observar o uso integrado dessas tecnologias. Esse uso proporciona novas aplicações e funcionalidades às tecnologias, atuando de forma sistêmica e sinérgica entre as diversas áreas/funções de negócios das empresas”, analisa o gerente.

De caráter experimental, a pesquisa, realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, investigou as empresas de médio e grande portes – acima de 100 pessoas ocupadas – das indústrias de transformação e extrativas. A PINTEC Semestral é anual (relativa ao ano anterior ao da coleta), com duas investigações semestrais. No primeiro semestre, investigam-se indicadores temáticos rotativos e, no segundo, indicadores básicos de inovação e P&D). Seu objetivo é complementar a tradicional Pesquisa de Inovação do IBGE (PINTEC) – já com sete edições realizadas de forma ampla a cada três anos, desde 2000, e que continuará a ser editada.

Todo o universo de 9.586 empresas utilizou informação em formato digital em pelo menos uma de suas áreas/funções de negócios e mais de 90,0% delas possuíram algum nível de digitalização nas suas diferentes áreas/funções de negócios.