O Índice de Confiança do Comércio (Icom) recuou 1,6 ponto na passagem de agosto para setembro, para 92,2 pontos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 28, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A Sondagem do Comércio de setembro coletou informações de 702 empresas entre os dias 1º e 26 do mês
“A confiança do comércio voltou a cair em setembro, mantendo a volatilidade dos últimos meses. A piora ocorreu tanto nas avaliações sobre o momento atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses, mas chama a atenção a terceira queda consecutiva na percepção sobre a demanda atual. A dificuldade de manter a trajetória positiva dos últimos meses parece estar relacionada a desaceleração da confiança dos dos consumidores e também pelo tempo que o efeito da melhora das variáveis macroeconômicas, como a redução de juros, vai levar para refletir na atividade do setor”, avaliou Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
Em setembro, houve piora na confiança em quatro dos seis principais segmentos do comércio. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 0,4 ponto, para 94,2 pontos. O Índice de Expectativas (IE-COM) diminuiu 2,7 pontos, para 90,5 pontos. Na avaliação sobre o momento atual, houve influência negativa do volume de demanda no momento presente, recuo de 1,1 ponto. Quanto às expectativas, houve houve impacto do recuo de 5,1 pontos do item que mede a tendência dos negócios para os próximos seis meses, após alta de 8,0 pontos no mês anterior.