Piora avaliação do sistema de previdência brasileiro

Relatório aponta que país ocupa a 65ª posição entre 75 países

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Brasil permanece com um desempenho preocupante no cenário global de previdência. Conforme o Relatório Global de Previdência da Allianz Pension Index (API), o país ocupa a 65ª posição entre 75 países, tendo recebido  uma pontuação de 4,3, uma queda em relação aos 4 pontos obtidos em 2020, quando o ranking foi divulgado pela última vez.

O Grupo Allianz destaca a necessidade de mais reformas para melhorar a situação previdenciária do país. A classificação dos países no relatório varia de 1 (muito bom) a 7 (muito ruim), e a análise considera 40 parâmetros dentro de três pilares fundamentais: análise das condições demográficas e fiscais, determinação da sustentabilidade (incluindo financiamento e períodos de contribuição) e avaliação da adequação do sistema previdenciário (como grau de abrangência e nível de benefícios).

Mesmo a frente de nações como Índia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, o sistema previdenciário brasileiro fica atrás de nações como China, Argentina e Grécia. Além disso, o país está atrás de economias e sistemas previdenciários mais robustos, como Noruega, Suécia e Dinamarca.