O Banrisul já renegociou R$ 37 milhões em dívidas de 6 mil clientes durante a chamada Faixa 2 do Programa Desenrola Brasil, em números desde 17 de julho. Os dados foram divulgados pelo presidente do banco, Fernando Lemos, durante reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul, nesta quarta-feira, 27, e que teve ainda a participação do vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Jr e do presidente do Badesul, Claudio Gastal. O evento teve a condução do presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa
Conforme o dirigente, para a segunda fase do Desenrola, que está prevista para outubro, referente à Faixa 1 e destinada para clientes com dívidas abaixo de R$ 5 mil e renda menor que dois salários mínimos ou cadastradas no CADÚnico, o Banrisul planeja ampliar os descontos. No país, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta que foram renegociados R$ 14,3 bilhões em dívidas, principalmente da Faixa 2, que abrange débitos com bancos para quem tem renda de até R$ 20 mil sem limite de valor de dívidas, equivalente a 2,03 milhões de contratos.
Já o vice-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Jr, destacou os resultados obtidos até setembro, atingindo até o momento R$ 16,6 bilhões operações, um valor muito próximo da meta prevista para o ano, de R$ 17,2 bilhões. No mesmo período foram contratados R$ 3,7 bilhões para uma meta de R$ 4,1 bilhões em 2023. Apenas no primeiro semestre a instituição somou um ativo total de R$ 19,8 bilhões.
“Somente no Rio Grande do Sul, entre o período de 2019 e 2023, o BRDE prevê investimentos total de R$ 6,7 bilhões, dos quais R$ 2,2 bilhões foram para os segmentos de comércio e serviços”, comentou Ranolfo Vieira Jr, acrescentando que o banco negocia a inclusão do Mato Grosso do Sul no sistema do banco regional, que atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O presidente do Badesul, Claudio Gastal, destacou a liberação de R$ 8,2 bilhões para os mais de 20 mil clientes, sendo o maior valor liberado para 3.100 clientes da área empresarial, somando R$ 4,5 bilhões, seguido do agronegócio, com mais de 17 mil clientes recebendo R$ 2,5 bilhões.