Azeite gaúcho entre os melhores azeites extravirgem do mundo

Desempenho está no ranking da Flos Olei 2024, publicação italiana que destaca os melhores produtos do mundo

Crédito: Divulgação

A Verde Louro, produtora de azeites de oliva extravirgem de Canguçu, no interior do Rio Grande do Sul, está mais uma vez entre as melhores do segmento no mundo, conforme o ranking da Flos Olei 2024, publicação italiana que destaca os 500 melhores azeites do mundo. Com a conquista, a Verde Louro chega a sua 107ª premiação internacional desde 2017, quando passou a competir internacionalmente. 

A diretora da empresa, Mita Fuhrmann, destaca que apenas 12 azeites brasileiros estão na publicação. “Estamos radiantes com mais essa conquista, que comprova que a Verde Louro está no caminho certo, investindo sempre em inovação e qualidade”, comenta, ressaltando que o reconhecimento é considerado o “Oscar” do azeite mundial. 

PUBLICAÇÃO

A 14ª edição do Flos Olei destacou os 500 melhores azeites extravirgem do mundo com notas que levam em consideração a qualidade do produto. Nesta edição, foram reconhecidos azeites de cinco continentes e de 56 países. A nota final do Verde Louro foi 93, o que a colocou no top 3 dos produtos verde-amarelos reconhecidos. 

Com sua primeira colheita em 2016, a jovem empresa gaúcha já acumula 107 premiações internacionais em concursos na Itália, Inglaterra, Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Grécia, Israel, Estados Unidos, Japão e Argentina. Em 2023, em uma área plantada de 250 hectares, a Verde Louro produziu 30 mil litros de azeite extravirgem nas variedades Arbequina, Arbosana, Coratina, Frantoio, Koroneiki e Blend. O número é 40% maior do que o registro de 2022.