Melo pede que pessoas saiam somente em caso de ‘extrema necessidade’

Defesa Civil da Capital recomenda que moradores em risco de vida abandonem os lares e se dirijam para os abrigos

Foto: Guilherme Almeida/Arquivo/Correio do Povo

O prefeito Sebastião Melo declarou na manhã desta terça-feira que, apesar de um leve recuo do nível no Guaíba, a situação ainda requer atenção por parte do poder público. Como a previsão segue indicando chuvas ao longo do dia, as medidas preventivas continuarão sendo tomadas, pois o risco de inundações ainda existe, em alguns pontos da Capital.

Até a manhã de hoje, seis comportas foram fechadas devido ao fato do nível do Guaíba ter atingido a média histórica de 2,76m nessa segunda-feira. O chefe do Executivo municipal explicou a decisão, ao comentar que a situação está sob controle, mas que o risco de alagamentos persiste na Capital.

“Esta noite recuou uns 2cm o nível do Guaíba aqui no Cais, está em torno de 2,70m, ela entra em alerta nos 2,80 e ontem nós tomamos essa decisão porque não se fecham essas comportas da noite pro dia e até porque também a gente tinha que empurrar com máquinas, algumas nós temos que arredar asfalto. Então, acho que foi uma decisão preventiva daquilo que a gente não quer que aconteça”, revelou.

A declaração ocorreu no programa Agora, da Rádio Guaíba. O prefeito também aproveitou o espaço para pedir às pessoas que só saiam de suas casas em caso de extrema necessidade, devido às condições adversas verificadas na Capital. “O cidadão de Porto Alegre que puder fazer tele-trabalho ou deixar de fazer uma visita que estava programada para hoje, ficar em casa, isso ajuda muito a cidade. As ruas lotadas são sempre um problema, as ruas alagadas, questão de trânsito, ou uma sinaleira que não funciona. A prefeitura tem muitos caminhões pela rua trabalhando, então àqueles que puderem ficar em casa na data de hoje ajudam muito”, solicitou.

Mais cedo, em entrevista ao programa Bom Dia, o diretor-geral da Defesa Civil do Município, Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, pediu atenção aos moradores das áreas consideradas de risco na Capital, que se necessário se dirijam aos abrigos disponíveis pela cidade. “Que elas aceitem o convite da Prefeitura Municipal, nós temos estruturas bem montadas. Montamos ainda ontem no final da tarde um terceiro abrigo aqui no ginásio do Demhab, na Princesa Isabel próximo à Ipiranga. Então que as pessoas aceitem isso, que é por uma questão de segurança. Primeiro, vamos pensar em preservar vidas. Depois, também importante, mas secundário, cuidamos dos bens materiais e de outras situações”, solicitou.

Em Porto Alegre existem áreas consideradas de maior risco geológico como os bairros Glória, Morro da Cruz e áreas de risco hidrológico como os bairros Guarujá, Lami e a região do arquipélago. O Coronel Evaldo tem auxiliado o prefeito Sebastião Melo na tomada de algumas decisões e elogiou a medida preventiva do fechamento das comportas, iniciativa que ocorre desde a segunda-feira na Capital.