Economia do RS cresce 2,3% no segundo trimestre

Desempenho do PIB gaúcho ficou acima do registrado no Brasil, de 0,9%

Foto: Lucas Motzkus / Divulgação

A economia do Rio Grande do Sul registrou alta de 2,3%, no segundo trimestre de 2023, na comparação com o trimestre anterior. Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) indicaram um desempenho superior ao registrado no Brasil no mesmo período (0,9%), puxado pelos números positivos da agropecuária (4,1%) e da indústria (3,3%). Os dois segmentos tiveram resultados acima dos do país (-0,9% e 0,9%, respectivamente) enquanto o segmento dos serviços registrou números semelhantes aos nacionais (0,4% no RS contra 0,6% no país).

Os dados foram divulgados, nesta terça-feira, pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG). Na comparação com o mesmo trimestre de 2022, a alta no RS chega a 7,5%, enquanto no Brasil o dado avança 3,4%.

“O desempenho mostra que a economia gaúcha voltou a crescer, superando as adversidades causadas por duas estiagens seguidas”, avaliou a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, avaliando que o Estado apresentou resiliência. Segundo ela, o próximo trimestre deve ser um desafio, impactado pelos prejuízos decorrentes das enchentes.

No acumulado do primeiro semestre de 2023, o PIB do RS cresceu 4,5% em relação ao período de janeiro a junho do ano anterior, com destaque para a expansão na agropecuária (29,8%) e nos serviços (3,0%). A indústria apresentou retração de 5,9%. No país, na mesma base de comparação, a economia registrou alta de 3,7% nos seis primeiros meses do ano.

Na comparação do segundo trimestre com os mesmos meses de 2022, a indústria aparece como o único dos grandes segmentos a apresentar queda no Rio Grande do Sul (-5,0% contra +1,5% no país). A queda mais expressiva em termos percentuais afetou as indústrias da área de Eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (-12,6%). No entanto, a principal influência na taxa final do segmento veio da indústria de transformação, a mais representativa do setor, com queda de 4,8%.

Quatro trimestres
Nos números acumulados dos últimos quatro trimestres (do 3º tri de 2022 ao 2º tri de 2023), o PIB do RS apresentou alta de 1,5%. No Brasil, o acumulado chegou a 3,2%.