Com a presença de Janja, comitiva de ministros vem ao RS nesta quinta-feira

Visita teve de ser adiada em um dia, por determinação do presidente Lula

Foto: Ricardo Stuckert / PR

A comitiva de ministros que vem ao Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira, vai contar com a presença da primeira-dama Janja. O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, confirmou a informação em postagem na rede social X. A visita teve de ser adiada em um dia, por determinação do presidente Lula, justamente para permitir a presença de Janja.

A decisão representa claro movimento de tentar minimizar as críticas devido à ausência de Lula no RS, apesar do cenário de devastação provocado pelas chuvas e enchentes, desde o começo de setembro. Essa vai ser a terceira comitiva a desembarcar em solo gaúcho desde o início da sucessão de eventos climáticos devastadores.

Lula cumpria agendas internacionais nas duas primeiras ocasiões. Na última delas, em 10 de setembro, Geraldo Alckmin, no cargo de presidente interino, integrou o grupo. Dessa vez, Lula não participa por orientação médica, conforme o Planalto, já que na sexta vai ser submetido a uma cirurgia no fêmur, considerada delicada.

A situação, no entanto, ficou ainda mais complexa diante das novas e volumosas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira. Segundo Pimenta, na véspera da vinda da comitiva, na quarta-feira, Lula e um grupo de ministros vão receber o governador Eduardo Leite, em Brasília.

Pimenta informou ainda que, além do balanço das ações já tomadas, um novo anúncio de iniciativas deve ser feito na quinta, durante a visita.

A viagem ao Rio Grande do Sul não tinha agenda definida até a tarde desta terça-feira, mas deve percorrer os municípios de Lajeado, Roca Sales e Muçum, no Vale do Taquari.

*Com informações do Correio do Povo