Bloqueios e desvios de trânsito foram confirmados pelas autoridades de trânsito em Porto Alegre, nessa segunda-feira, após o Guaíba atingir o terceiro maior nível, na régua do Cais Mauá, desde 1967: 2,76m – a 24 cm da cota de transbordamento.
Perto das 23h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, em razão do fechamento das comportas de contenção do lago, o trânsito teve de ser bloqueado no acesso do km 95 para a avenida João Moreira Maciel. Dessa forma, o acesso à ponte do vão móvel também está bloqueado. Com isso, quem segue, do litoral ou da BR-448 para o interior deve acessar apenas a nova ponte do Guaíba, no km 94.
Da mesma forma, o acesso à zona Norte de Porto Alegre deve ser realizado pelo Aeroporto Salgado Filho ou pela região Central, com o motorista usando a avenida Castelo Branco.
Mais cedo, a EPTC já havia comunicado que, com o fechamento das comportas na Voluntários da Pátria, quem transita pela via deixa de ter a opção de acesso à João Moreira Maciel e à Castelo Branco no sentido bairro/Centro.
O motorista deve seguir pela Voluntários ou Farrapos para acessar o Centro Histórico. Já quem transita pela João Moreira Maciel não consegue retornar, devendo continuar via Castelo Branco, também no sentido bairro/Centro.