Brasil registra abertura de 2,7 milhões de empresas no ano, aponta ministério

Com o resultado, saldo positivo chega a 1,23 milhão de empresas

Crédito: Divulgação

O Brasil registrou a abertura de 2,7 milhões de novas empresas de janeiro a agosto deste ano, elevando o saldo positivo para 1,23 milhão a partir do fechamento de 1,47 milhão de empresas nos primeiros oito meses de 2023. Os dados são do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Conforme os dados, com o número dos oito primeiros meses do ano são 21,8 milhões empresas ativas em todo o território nacional. Destas, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte. São Paulo registrou o maior número de empresas abertas (408.116) em números absolutos. Já no segundo quadrimestre do ano, o Rio Grande do Sul teve 48,8 mil empresas fechadas, 4,5% a mais que os primeiros quatro meses do ano e 21,9% sobre igual período do ano passado.

Em média, o tempo gasto para abertura de empresas, no segundo quadrimestre, foi de 1 dia e 5 horas. De acordo com o Mdic, apenas no segundo quadrimestre do ano foram abertas 1,38 milhão de novas empresas e fechados 738,1 mil negócios – um saldo positivo de 644,5 mil empresas abertas nos últimos quatro meses.