Ata do Copom sinaliza “atuação firme” do BC para reduzir expectativas de inflação

Documento aponta a necessidade de fortalecer a reputação das instituições e dos arcabouços econômicos

Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

A redução das expectativas para a inflação virá por meio de uma atuação firme do Banco Central. Esta é a indicação contida na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta terça-feira, 26, e sinalizando a necessidade de fortalecer a reputação das instituições e dos arcabouços econômicos.

“O Comitê seguiu avaliando que, entre as possibilidades que justificariam observarmos expectativas de inflação acima da meta estariam as preocupações no âmbito fiscal, receios com a desinflação global e a possível percepção, por parte de analistas, de que o Copom, ao longo do tempo, poderia se tornar mais leniente no combate à inflação “, apontou o documento.

Além disso, o documento retrata que “os membros do Comitê concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.

O BC decidiu na semana passada fazer um novo corte de 0,50 ponto percentual na Selic, a 12,75% ao ano, e afirmou que sua diretoria antevê reduções equivalentes nas próximas reuniões, em comunicado que voltou a incorporar alerta sobre a questão fiscal e apresentou projeções piores da autoridade monetária para a inflação.