Melo determina fechamento de comportas para evitar inundação do Guaíba

Na área do Cais Mauá, medição aponta 2,73m

Foto: Guilherme Almeida / Correio do Povo

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), determinou que o Dmae, juntamente de equipes da administração municipal, feche preventivamente o sistema de comportas para evitar a inundação das avenidas centrais da cidade pelo Guaíba. O nível do lago chegou a 2,76m na área do Cais Mauá, conforme a MetSul Meteorologia, faltando apenas 24cm para chegar à cota de transbordamento.

Já na área da Ilha da Pintada, a medição aponta 2,46m, acima da cota de inundação. Conforme Melo, a determinação leva em conta a previsão de mais chuvas no RS, além do vento Sul represando a água.

A ação começou na tarde desta segunda-feira. As primeiras comportas fechadas foram a P3, em frente do Tribunal de Contas; a P1, junto à Usina do Gasômetro; a P2, no Cais Embarcadero, e a P11, na avenida São Pedro. A P4, na avenida Sepúlveda, segue aberta para manter as atividades do cais em operação. “É um fechamento preventivo”, destacou Melo.

Para o acesso aos portões 12 e 14, localizados nas avenidas Sertório e Voluntários da Pátria, vai ser preciso fazer uma abertura no asfalto, devido à falta de trilho, e fazer o isolamento com saco de areia. Das 14 comportas existentes, seis já são fechadas permanentemente.

O prefeito ainda afirmou que está preocupado com a cheia dos arroios e com o perigo de deslizamentos de terra. A parada do catamarã também pode ser transferida de lugar. “Tudo aponta que amanhã vai ser pior”, ressaltou, sobre a previsão do tempo.

Outra ação prevê a abertura do Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), localizado no bairro Santana, como mais um ponto de abrigo. A prefeitura também vai providenciar a compra de vagas nos abrigos privados para animais. Doações de alimentos, ração e produtos não-perecíveis vêm sendo recebidas pela Prefeitura no Centro Administrativo municipal.

As comportas do Guaíba foram fechadas pela última vez em 2015, quando a medição apontou 2,92m. Na ocasião, a passagem de veículos pela Voluntários da Pátria chegou a ser bloqueada.