Confiança da indústria cai em 21 setores em setembro, mostra CNI

Recuo foi de 1,2 ponto na Região Sul

Crédito: José Paulo Lacerda/CNI

A confiança da indústria apresentou queda em 21 dos de 29 setores em setembro, registrando alta em outros oito em setembro. É o que mostra a pesquisa do Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) por setor, divulgada nesta segunda-feira, 25, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento mostra que os setores veículos, serviços especializados para a construção, produtos de material plástico, móveis e produtos de metal passaram de um patamar de confiança em agosto para falta de confiança em setembro.

Já a confiança aumentou nos setores de manutenção e reparação, máquinas e materiais elétricos, madeira, impressão e reprodução, máquinas e equipamentos, celulose e papel, couros e artefatos de couro e calçados e suas partes. Segundo o economista da CNI, Marcelo Azevedo, em agosto, a confiança da indústria reagiu de forma positiva ao início da queda de juros, mas os juros continuam elevados com efeitos negativos sobre a atividade econômica e o crédito.

“A queda da confiança foi disseminada e intensa não só pela piora da percepção em relação ao momento da economia como pela expectativa pelos próximos seis meses”, explica.

A pesquisa revela que a confiança da indústria recuou em todas as regiões do Brasil em setembro, sendo que na Região Sul foi de 1,2 ponto. Mas, mesmo com a queda no índice de confiança, com exceção da região Sul, todas as demais seguem confiantes.

O índice de confiança por porte de empresa mostra que na pequena indústria caiu 2,3 pontos em setembro e passou de 52,2 pontos para 49,9 pontos. O indicador varia de zero a 100, sendo números abaixo de 50 indicam falta de confiança. O índice também recuou para 1,8 ponto para médias indústrias e 1,5 ponto para as grandes. Apesar desse movimento, o Icei segue acima de 50 pontos nesses segmentos, o que indica que seguem confiantes.