SP registra o dia mais quente de setembro em 80 anos; capitais batem recorde de calor

Capital paulista registrou 36,5ºC neste domingo; temperatura no Rio de Janeiro bateu 39,9ºC

Foto: Reprodução/Inmet

A cidade de São Paulo registrou neste domingo o dia mais quente do mês de setembro nos últimos 80 anos, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia). A máxima na capital paulista chegou a 36,5ºC.

A temperatura também bateu recorde, até o momento, em 2023. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura de São Paulo, a massa de ar quente e seco deve continuar na cidade até a próxima quarta-feira. O calorão só deve diminuir a partir da quinta, com a previsão do retorno das chuvas.

Outras capitais também bateram neste domingo recorde de calor no ano, segundo os dados do Inmet. No Rio de Janeiro, a máxima chegou a 39,9ºC. Em Belo Horizonte, a temperatura bateu 37,1ºC. Curitiba teve 33,1ºC.

Cuidados com o calor
Para passar por esse período de altas temperaturas de forma mais saudável, os especialistas sugerem ingerir líquidos (de 1,5 litro a 2 litros) ao longo do dia; manter os ambientes ventilados, arejados e frescos; usar roupas leves; e não fazer exercícios físicos no momento do dia em que o calor está mais intenso — a sugestão é praticá-los antes das 10h e depois das 16h.