Quase metade dos lojistas pensa em contratar temporários este ano, diz Sindilojas

Em 2022, 34% dos comerciantes contrataram funcionários temporários no fim do ano

Foto: Alina Souza/CP

Quase a metade dos lojistas da capital (49%) pretendem fazer contratação de empregados temporários para o fim deste ano. E a maioria vai fazer a seleção entre a primeira quinzena de novembro (22,8%) e o mesmo período em dezembro (21,8%). No ano de 2022, 34% dos respondentes contrataram funcionários temporários no fim do ano.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre sobre contratação de temporários no comércio, indicando que meio por cento não soube responder.

Entre as razões para essa movimentação estão para ajudar no atendimento (77,2%), contratar, pois, fim do ano tem mais movimento (66,3%) e manter a organização (22,8%). Dos que responderam que não pretendem contratar (50,5%), as principais razões foram: quadro de funcionários completo (49%), contratam somente efetivos (41,3%) e consideram a loja de pequeno porte (2,9%).

CONTRATAÇÃO

Neste ano, lojistas que responderam a pesquisa disseram que o tempo de permanência do temporário deve ser de 59 dias. As funções mais necessitadas são: Vendedor, com 66,3% das citações, balconista, (23,8%), estoquista, (14,9%), empacotador (12,9%) e caixa (11,9%).

Entre os requisitos fundamentais no candidato para que ele seja contratado, segundo consta na pesquisa, estão disponibilidade de horários (80,2%); experiência (71,3%); proatividade (53,5%) e disposição (48,5%). Entre os lojistas, 69,3% oferecem capacitação, e 58,7% apontam a falta de empenho como a principal dificuldade encontrada para contratação.

De acordo com o presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, os dados indicam a necessidade de tanto os candidatos quanto as empresas buscarem por capacitação. “O mercado, cada vez mais dinâmico, busca por pessoas que querem aprender. Ao mesmo tempo, os lojistas precisam estar atentos às diferentes gerações, pois demandam novos estilos de gestão”, observou o dirigente. “Oferecemos, aqui, uma série de cursos e conteúdos, muitos deles gratuitos, para varejistas e colaboradores se desenvolverem”, concluiu.