Operação Ferros-Velhos será destaque em fórum nacional, na próxima semana

Intenção é tornar Porto Alegre exemplo para outras capitais no combate ao crime de furto e receptação de fios

Foto: Rodger Timm / PMPA / Divulgação

A Operação Ferros-Velhos, criada há um ano pela prefeitura de Porto Alegre para auxiliar no combate ao crime de receptação de fios, será apresentada a gestores de todo o país no Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil. O evento ocorre entre terça e sexta-feira da próxima semana, em Fortaleza, no Ceará. O projeto foi escolhido como um dos finalistas na categoria de tecnologias aplicadas à prevenção e controle de delitos.

Ao todo, 238 municípios de 13 estados participarão do Fórum, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (Consems). As discussões incluem temas como o fortalecimento das guardas municipais.

O secretário adjunto de Segurança e coordenador da iniciativa, Comissário Zottis, revela que a intenção é tornar Porto Alegre referência no combate a esse tipo de crime. “Esse processo a gente já está mostrando. É um trabalho que é incansável há mais de um ano e acreditamos ser um exemplo para aquelas capitais que também estão enfrentando esse problema”, disse à reportagem da Rádio Guaíba.

Somente neste ano, a Operação Ferros-Velhos contribuiu para 23 prisões em Porto Alegre – sendo duas delas capturas de foragidos. Além disso, 26 estabelecimentos comerciais foram interditados por irregularidades, e outros 43 acabaram autuados.

Entre as apreensões destacam-se mais de 560 quilos de fios, 14 luminárias da IPSul, dezenas de tampas de contêineres de lixo pertencentes ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e uma placa de trânsito.

Índice zero

Paralelamente à Operação Ferros Velhos, Porto Alegre conta também com a Operação Sinal Vermelho, realizada pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG). O projeto visa coibir os furtos a fios em semáforos e áreas públicas. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foram registrados apenas quatro ataques aos semáforos da Capital em agosto.

Para o Comissário Zottis é possível zerar os índices do crime no município, com as ações permanentes implementadas pela pasta. “Na região mapeada desde março só ocorreu um furto(…) O pessoal do mundo do crime sentiu que isso deu resultado e realizou furtos em locais distintos. Só que estes locais já estão no nosso monitoramento para chegarmos a uma redução de zero, no combate”, afirmou.

Conforme a EPTC, em comparação com março, a queda é de 95% nos registros. No terceiro mês do ano houve o pico de 85 ocorrências na cidade. Em abril, com o início da força-tarefa, o total caiu para 34. A redução chegou ao seu ápice em julho, quando apenas dois casos de furto afetaram a mobilidade urbana.