“A gente não recebeu nenhum aviso neste sentido” afirma prefeito de Roca Sales sobre alertas de temporal para o Vale do Taquari

Junto com Muçum, a cidade de Roca Sales foi uma das mais atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari

Foto: Guilherme Almeida/CP

Em entrevista exclusiva para Rádio Guaíba, o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, afirmou que a cidade não recebeu nenhum alerta da Defesa Civil estadual sobre riscos de temporais com possibilidade de alagamentos. Passadas duas semanas desde a forte chuva que atingiu e devastou cidades no Vale do Taquari, Fontana afirma que a cidade está em ritmo acelerado de reconstrução e condenou a atitude do servidor municipal que estava desviando doações para famílias atingidas.

Ao programa Bom Dia, da Rádio Guaíba, a diretora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Regina Alvalá, afirmou que a entidade alertou autoridades do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sobre os fortes volumes de chuva que atingiriam os estados com grandes riscos de alagamentos em municípios da Região Sul do Brasil, no dia 31 de agosto. Porém, Amilton Fontana alega não ter recebido nenhum alerta de temporal da Defesa Civil Estadual.

“A gente não recebeu nenhum aviso neste sentido. Pra falar a verdade, só teve uma comunicação com a região alta, de onde a água vem pra cá [Roca Sales], Santa Tereza, Passo Fundo, aquela região, e até então também não se tinha uma informação da gravidade da situação. Depois que tudo isso passou, a gente ficou sabendo que teve regiões que choveu 400mm. Então, a informação demorou para chegar”, detalhou.

Junto com Muçum, a cidade de Roca Sales foi uma das mais atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari. Passadas duas semanas desde o desastre climático, o prefeito Amilton Fontana afirma que atualmente a população já consegue ver uma luz no fim do túnel e o cenário da cidade já não é mais devastador, tendo sido recolhida a maior parte dos entulhos causados pelo desastre natural.

“As famílias vão voltando para as suas casas, as que ainda podem ser habitadas. As famílias que perderam as residências estão em abrigos ou casa de parentes, e essas já estamos vendo a construção de casas provisórias, e na sequência faremos as moradias definitivas, que deve demorar, mas já estamos fazendo todos os processos juntos. Então, Roca Sales já tem uma outra aparência, já não tem muito entulho nas ruas, os estabelecimentos já estão sendo reformados, aos poucos vamos retomando a vida na nossa cidade”, afirmou.

Servidor desviando doações

Um servidor municipal de carreira foi flagrado pela policia desviando doações que seriam destinadas à população atingida pelas enchentes em Roca Sales. Amilton Fontana revela que foi pego de surpresa, condenou a atitude e disse que a prefeitura da cidade não medirá esforços para punir o servidor, até mesmo com a exoneração das funções na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Cemaden alertou autoridades no dia 31 de agosto

“Nós alertamos. No dia 30 de agosto o Cemaden vislumbrou que as chuvas que estavam previstas por conta da frente fria mais ao sul da América do Sul trariam consequências mais severas para a Região Sul do Brasil. No dia 31 de agosto, o Cemaden faz rotineiramente reuniões com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, e a Defesa Civil dos Estados do RS, SC, PR, e MS participaram de reunião, e foram alertados que as chuvas poderiam causar significativos impactos para a população”, afirmou a diretora do Cemaden, Regina Alvalá.