Livro ‘Como Criar Valor na Sua Empresa’ busca apoiar empresários

Obra do professor Oscar Malvessi, da FGV-SP, oferece guia para tomadores de decisão

Crédito: Reprodução

O cenário de negócios do país e a administração empresarial são um desafio para o mercado. Diante desse panorama, o professor Oscar Malvessi, da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), consultor especializado em Criação de Valor, está lançando o livro Como criar valor na sua empresa – Método VEC. A obra oferece um guia esclarecedor para empresários de todos os segmentos, pesquisadores e interessados no universo de gestão procurando entender a criação de valor para os negócios.

A ideia de produzir o livro é resultado dos estudos e aplicação de temas financeiros contemporâneos, que foram experimentados por Oscar Malvessi e cujo objetivo é demonstrar a aplicabilidade dessa metodologia no contexto das empresas brasileiras sejam elas de capital aberto ou não. Principal tema da obra, o método conhecido como VEC (Valor Econômico Criado) diz respeito a incorporar, nos demonstrativos de resultados gerenciais, o custo de oportunidade do acionista.

A ideia é, portanto, a de que o valor só é criado para esse acionista quando o retorno da empresa supera seu custo de capital. A riqueza só é criada em uma situação em que a valorização da companhia no mercado é superior a seu Patrimônio Líquido (PL). Para avaliar a criação de valor, são tomados como base indicadores chave de desempenho (em inglês, KPIs) como o Fluxo de Caixa Livre (FCF) – geração de caixa da empresa após todos os investimentos de capital (sejam de giro ou permanentes) – e o VAM (Valor Adicionado pelo Mercado), que mede a riqueza percebida pelo mercado na comparação do valor de mercado da empresa com seu PL.

O livro traz dois estudos de caso, das Lojas Renner e da BRF. O livro estará disponível no site da All Print Editora, na Livraria Martins Fontes e plataformas online, Amazon, Americanas, Submarino, Shoptime.