A transformação digital dos serviços públicos já é uma realidade no Brasil. No âmbito federal, já são mais de 90% dos serviços digitalizados, sendo o Brasil o segundo país mais avançado em governo digital de acordo com uma lista elaborada pelo Banco Mundial e que inclui 198 países. Já o Rio Grande do Sul é o primeiro colocado no ranking de oferta de serviços digitais pelo terceiro ano consecutivo, em índice que avalia o trabalho de transformação digital dos Estados brasileiros divulgado em 2023.
Porém, um dos grandes desafios da transformação digital se mantém para além da tecnologia, e se concentra no treinamento dos servidores públicos para a utilização de ferramentas cada vez mais modernas e que exigem constante atualização para se adequar a novas demandas legais. É neste cenário que a GOVBR, empresa especializada em soluções de tecnologia para a gestão pública, está lançando o GOVBR Educacional. A plataforma oferece treinamento e atualização dos servidores públicos municipais tanto nas soluções oferecidas pela GOVBR quanto em assuntos pertinentes ao município e que impactam o dia a dia da população.
Até o final de 2023, mais de 60 cursos estarão disponíveis entre as modalidades online e presencial, abrangendo desde áreas técnicas como saúde, educação e meio ambiente, até o atendimento ao cidadão, com o desenvolvimento de habilidades e comunicação interpessoal, e treinamento no uso de ferramentas de produtividade. A previsão da GOVBR é de alcançar mais de 2.600 servidores públicos inscritos ainda em 2023.
“A qualidade dos serviços públicos oferecidos ao cidadão passa por um servidor público qualificado”, afirma Rafael Sebben, diretor da GOVBR. “Sabemos que a tecnologia evolui de forma rápida e precisamos alcançar instrumentos para que as pessoas que operam essas ferramentas possam se desenvolver com a mesma velocidade. Através de treinamentos qualificados, os clientes da GOVBR podem obter o máximo rendimento das soluções e desenvolver uma cultura que beneficia a cidade e o cidadão”, completa.