Prefeitura pede paciência à população após mudança na empresa responsável pela coleta automatizada de lixo

A empresa Conesul já assumiu o controle do serviço, que responde por 20% da coleta em Porto Alegre

Foto: Ricardo Giusti/CP

A substituição na empresa responsável pela coleta de lixo automatizada por contêiner, anunciada na noite de segunda-feira pelo prefeito Sebastião Melo, pode ser o final da novela que se arrastava há meses em Porto Alegre. Conforme o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, a vontade da prefeitura era a rescisão antecipada do contrato, mas ritos legais e burocráticos precisavam ser respeitados antes do rompimento definitivo.

Em reunião realizada durante a noite de segunda, o próprio Melo se encarregou de fazer o comunicado ao consórcio Porto Alegre Limpa. Desde esta terça-feira, 20% da coleta da capital está sendo assumida pela empresa Conesul, contratada de forma emergencial devido à urgência do serviço.

Marcos Felipi Garcia confirma que a prefeitura só fez o comunicado após cumpridos os trâmites legais e o executivo se certificar que a coleta seguiria sendo feita na cidade, mesmo com a mudança das permissionárias. “A prefeitura organizou uma forma do serviço não parar. Por isso, a rescisão seguiu todos os trâmites administrativos, legais e também anunciou quem prestará o serviço já a partir de hoje. Então a limpeza da cidade é um cuidado que a gente tem e não poderíamos deixar a cidade descoberta desse serviço”, enfatizou.

Garcia confirmou à reportagem da Rádio Guaíba que a alteração das empresas já iniciou e que a Conesul colocou quatro caminhões para a realização dos trabalhos e durante esta terça-feira (19) mais dois devem se juntar à frota. Ele revelou também que a partir da próxima semana os contêineres passarão a ser substituídos, de 30 a 50 por dia conforme a previsão.

Durante este período, o secretário pediu paciência à população até que, de forma definitiva, a Conesul assuma a função. “Não terá alteração na coleta da cidade. A gente pede a compreensão da população que terá uma transição. As equipes da coleta domiciliar de garis estão a postos para reforçar a coleta neste período, mas a gente acredita que no início da semana que vem a coleta já esteja estabilizada e normalizada nestes bairros atendidos pela coleta automatizada’, declarou.

Além da rescisão contratual, da contratação direta e da requisição, também foi publicada a revogação da disputa eletrônica de licitação para contratação emergencial de novo modelo de coleta de resíduos sólidos urbanos por contêiner. O consórcio Poa Ka Plus, primeiro colocado, apresentou em julho carta de desistência no processo.

O emergencial pode durar até 180 dias. A prefeitura já trabalha na elaboração do edital para a licitação definitiva da coleta por contêiner, que prevê a qualificação do sistema hoje praticado na Capital.