Marinha e PF fazem maior apreensão de cocaína em mar brasileiro

Droga era transportada na embarcação Palmares 1 na costa de Pernambuco e tinha como destino o continente africano

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil e a Polícia Federal realizaram, nesta terça-feira, a apreensão de 3,6 toneladas de cocaína na costa de Pernambuco. A ação, que integrou a Operação Ágata Nordeste, de combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, converteu-se na maior apreensão de cocaína registrada em mar brasileiro. A droga era transportada em uma embarcação denominada Palmares 1, que tinha como destino o continente africano. No momento da abordagem, agentes federais encontraram cinco tripulantes.

A apreensão ocorreu a 18 milhas náuticas do Recife, o que equivale a aproximadamente 33 quilômetros de distância. Após a abordagem, o navio-patrulha da PF rebocou o Palmares 1 até o porto da capital.

De 2020 até o momento, a Marinha já apreendeu mais de 17 toneladas de cocaína, 4,3 toneladas de haxixe, 695 toneladas de cigarro, 113,34 toneladas de pescado, 14 toneladas de maconha e 3.146 m³ de madeira.

As ações foram realizadas em conjunto com outros órgãos federais, como a Receita Federal, o Ibama, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), além da PF.