IPhone pode ser usada como “maquininha” de cartão por empresas do Brasil

Lojistas podem usar Apple Pay, crédito e débito por aproximação e carteiras digitais usando o iPhone e o app do parceiro para iOS

Crédito: Divulgação/Apple

A Apple anunciou nesta terça-feira 19, que empresas brasileiras poderão aceitar pagamentos por aproximação usando o recurso “Tap to Pay” direto no iPhone. Conforme o comunicado, o novo recurso permitirá que comerciantes, de pequenas empresas e grandes varejistas, aceitem o Apple Pay, cartões de crédito e débito por aproximação e outras carteiras digitais usando apenas o iPhone e o app do parceiro para iOS, sem a necessidade de equipamentos ou terminais de pagamento adicionais.

A empresa afirma que o “Tap to Pay” no iPhone está disponível para plataformas de pagamento e desenvolvedores de aplicativos no Brasil para integrá-lo a seus apps para iOS e oferecer a opção de pagamento para seus clientes empresariais. A primeira parceira já confirmada é a CloudWalk, instituição de pagamento com aval do Banco Central, que vai ofertar para seus clientes empresariais brasileiros. Neste caso, o recurso já está liberado para os clientes da fintech, que é dona da rede de maquininhas InfinitePay.

Os comerciantes podem aceitar pagamentos por aproximação por meio de um app no iPhone XS ou posterior com a versão mais recente do iOS. Ao finalizar o pagamento, o comerciante só precisa pedir ao cliente que aproxime seu iPhone ou Apple Watch do iPhone do comerciante para pagar com Apple Pay, cartão de débito ou crédito por aproximação ou outra carteira digital, e o pagamento será realizado. Os pagamentos vão funcionas com as principais bandeiras que operam por aqui, incluindo American Express, Mastercard e Visa.