Escolas gaúchas servem de alojamento para atingidos por enchentes no RS

Em Gravataí e Estrela, espaços escolares permitem acolhimento, com oferta de alimentação, atividades de integração, lúdicas e recreativas

Foto: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela / Rádio Guaíba

Para apoiar atingidos pelas recentes enchentes no Estado, diversas iniciativas buscam amenizar as dificuldades. Além de arrecadações e doações, escolas gaúchas têm, ainda, abrigado famílias desalojadas, oferecendo alimentação e acolhimento.

Em Gravataí, as escolas municipais de Ensino Fundamental Idelcy Silveira Pereira e Princesa Isabel estão servindo de alojamento. Nesses locais, as prefeituras disponibilizam cafés da manhã e da tarde, almoço e janta. E também há cobertores, roupas, calçados, fraldas e produtos de higiene, que foram doados pela comunidade escolar. Ao todo, pelo menos 48 pessoas foram acolhidas nesses espaços escolares da cidade.

A secretária da Educação de Gravataí, Aurelise Braun, ressalta que o papel da pasta também é “contribuir em momentos como esse, que exigem união de todos, pois educação se faz com amor e acolhimento”.

Em Estrela, também é oferecido abrigo para os atingidos pelas cheias. A gestão municipal desenvolve o projeto “(Re)criando a esperança”, que envolve atividades lúdicas, recreativas, esportivas e momentos de integração para as crianças alojadas no abrigo municipal; bem como destina uma “cesta básica” especial, contendo doces e salgados. Voluntários promovem brincadeiras e rodas de conversa.

Ainda, ocorrem apresentações com palhaços e contadores de história. O Colégio Martin Luther oferece infraestrutura e brinquedos, como salas para vídeos e mesa de pebolim, para que sejam viabilizadas essas e outras atividades lúdicas.

Estado destinará R$ 2 milhões para reestruturação de espaços

Para substituir mobiliários danificados ou levados pelas enchentes, o governo estadual anunciou a destinação de R$ 2 milhões, para nove escolas do Vale do Taquari. As instituições de ensino atendidas estão em sete municípios: Lajeado (escolas Castelo Branco e Fernandes Vieira); Encantado (Pe. Domenico Vicentini e Antonio de Conto); Muçum (Souza Doca); Roca Sales (Pe. Fernando); Venâncio Aires (Mariante); Santa Tereza (Pe. Vicente Rodrigues); e Estrela (Escola Moinhos).