Chuva causa alagamentos e transtornos no Sul do RS

Áreas ribeirinhas seguem sendo as mais afetadas em Rio Grande

Foto: Rudimar Machado / Defesa Civil / Divulgação

O começo da semana é de chuva intensa no sul do Estado. Em Rio Grande, várias regiões das cidades estão alagadas e com inundações. Segundo a régua da Praticagem da Barra, por volta das 9h15min desta segunda-feira, a Lagoa dos Patos tinha avançado em torno de 80 centímetros. A Laguna também é local de desague de outros 27 rios.

Áreas ribeirinhas seguem sendo as mais afetadas, principalmente na Ilha da Torotama e no Centro da Cidade, incluindo o deque de Mercado Público. “Segue o risco para mais alagamentos, exceto no Cassino”, destaca ao Secretário Executivo da Defesa Civil Municipal, Anderson Montiel.

Há cinco famílias afetadas diretamente que tiveram que deixar suas casas. Destas 11 desalojados dum desabrigado que está em um abrigo no Centro de Acolhida Renascer do Espírito (CARE). Nove são da região da Cidade Nova (ponto conhecido como Lagoa Azul, que fica no Centro e o restante da Ilha da Torotama. Dois cachorros também foram resgatados pelas equipes da Defesa Civil.

A Prefeitura determinou outros abrigos provisórios em pontos estratégico da cidade, no Ginásio Lemos Júnior, no Centro; no Sport Club Santo Antônio e Salão Paroquial, no Povo Novo e; Salão Paroquial (Vila da Quinta). Alagamento por toda a cidade, por causa da cheia da na Lagoa dos Patos. Por causa das cheias, a coleta seletiva foi suspensa nesta segunda-feira na cidade. Por causa da chuva incessante com descargas elétricas a Prefeitura solicita que as pessoas evitem sair de suas casas.