O Guaíba recebeu, neste sábado, uma ação de limpeza e conscientização pelo meio ambiente, reunindo cerca de 250 voluntários, número superior ao ano passado. A terceira edição do #LimpeoGuaíba, iniciativa de nadadores e remadores do Projeto Nadando pelos Cartões Postais, ocorreu na Prainha de Belém Novo, na zona Sul de Porto Alegre. O sol e o clima ameno contribuíram para a grande adesão do público.
Equipes por terra e pela água se uniram em prol do recolhimento de lixo, munidos de sacos plásticos onde era depositado o material recolhido. Os times, formados em sua maioria por escoteiros, atletas e moradores locais, saíram da Praça José Comunal e se dirigiram até a Praia do Veludo, tradicionais pontos de lazer do bairro, retornando pelo mesmo caminho em seguida.
Segundo Francismar Siviero, organizador do evento, no ano passado o #LimpeoGuaíba recolheu uma tonelada de resíduos, e neste ano a expectativa é reduzir este número. “Esta é a única ação em que buscamos recolher sempre menos”, disse ele. O crescimento do evento foi celebrado pelo organizador, que salientou ainda o caráter social da ação. “Estamos chamando a atenção dos apoiadores com isso, atraindo principalmente as crianças a aprender sobre o meio ambiente, a fim de criar o hábito da preservação”.
Carlos Aguiar, o Teixeirinha, funcionário público da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, levou ao evento suas peças confeccionadas com materiais recicláveis, como animais e bonecos, dentro do projeto Superama, que desenvolve há 20 anos. “É uma forma de também ajudar o meio ambiente e promover esta conscientização”, afirmou ele, que foi convidado por Siviero para expor pela primeira vez seu trabalho no local.