Transformar a vida das pessoas por meio da tecnologia. Esse é o convite que a +praTi faz à sociedade desde seu lançamento, em setembro de 2020. A iniciativa cívica, que reúne aproximadamente 40 empresas da área de tecnologia do Rio Grande do Sul e de outros setores, quer continuar formando e capacitando novos talentos para o mercado de TI nos próximos anos, dando protagonismo à tecnologia e à inovação como motores do desenvolvimento social e econômico da sociedade.
“Ao proporcionar esses aprendizados, a +praTi pretende fomentar o conhecimento de tecnologia, formar e qualificar pessoas visando aumento de renda e empregabilidade, além de proporcionar que novos talentos sejam descobertos e encontrem oportunidades para se desenvolver enquanto profissionais”, explica James Bajczuk, um dos fundadores do movimento.
Desde seu início, a +praTi vem realizando parcerias com diversos setores da sociedade para a geração de desenvolvimento, emprego e renda no Rio Grande do Sul. Através do seu portal open access, a iniciativa disponibiliza cursos, bolsas de estudos, desafios técnicos e oportunidades de recolocação e emprego para talentos na área de TI. Conta com uma comunidade onde os talentos são acompanhados pelas lideranças de comunidade e de RH da iniciativa, as quais os conectam ao grupo de mentores voluntários da +praTi, garantindo que recebam mentorias técnicas, de carreira, e muito mais.
E não para por aí: mais de 1000 bolsas estão disponíveis para o novo ciclo de cursos gratuitos. São vagas para a Trilha de Introdução à Programação e Trilha de Desenvolvimento Java. Os cursos são voltados a pessoas que desejam trabalhar diretamente no segmento de tecnologia como desenvolvedores. Ao longo de 2023, a +praTi impactou quatro mil alunos e ministrou 600 horas de aula. Atualmente, dezenas de talentos estão empregados em empresas do setor de tecnologia no Rio Grande do Sul.