Ciclone extratropical se forma na costa e traz vento acima de 80km/h

Ciclone extratropical se formou na costa gaúcha nas primeiras horas desta quinta-feira e vai se afastar no decorrer do dia

Arte: Metsul / Divulgação

Um ciclone extratropical se formou sobre o Oceano Atlântico na costa do Rio Grande do Sul nas primeiras horas desta quinta-feira. O sistema está associado a uma frente fria que durante o dia de hoje avança pelo Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com chuva e queda de temperatura.

A imagem de satélite do começo da manhã de hoje mostrava o sistema frontal sobre o estado de São Paulo enquanto o ciclone atuava a Sudeste do Rio Grande do Sul. Embora a frente fria já esteja distante do território gaúcho, o estado ainda tem muitas nuvens na imagem por conta da circulação de umidade do ciclone no Atlântico.

Muitas nuvens ainda cobrem o estado hoje com garoa e chuva na maioria das cidades em razão da circulação ciclônica, especialmente na primeira metade do dia. Porto Alegre e a região metropolitana, por exemplo, ainda tiveram chuva forte no começo da madrugada desta quinta.

À medida que o ciclone se afasta no decorrer do dia, ar mais seco associado a um centro de alta pressão ingressa e o tempo melhora com sol e nuvens na maioria das cidades. No Leste e no Nordeste gaúcho, porém, ainda haverá mais nuvens e chance de precipitação passageira.

O ciclone na costa trouxe vento na madrugada de hoje de 84 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Mostardas, no litoral. A estação de Tramandaí apontou 69 km/h. Porto Alegre também registrou rajadas na madrugada que chegaram a 61 km/h no aeroclube de Belém Novo.

O campo de vento do ciclone começa a adquirir maior extensão e intensidade sobre o Oceano Atlântico à medida que o sistema já vai estar em rápido afastamento da área continental durante o dia de hoje. Como estará mais distante e como é menos intenso que os ciclones de junho e julho, o resultado é menos vento que nos dois episódios.

Este ciclone se originou da área de baixa pressão que atravessou o Rio Grande do Sul com chuva intensa que deixou volumes de 100 mm a 150 mm em diversas cidades com alagamentos, inundações, transbordamento de córregos e agravamento das cheias dos rios.

O tempo firme, entretanto, predomina nos próximos dias. Amanhã e no fim de semana, com a influência de um centro de alta pressão, o tempo firme vai predominar com muito sol. A temperatura vai se elevar rapidamente durante o fim de semana e a tendência é de um domingo de sol e forte calor durante a tarde em vários municípios.