Estado anuncia medidas para recuperação econômica de micro e pequenos atingidos pelas enchentes

Foto: Fabiano do Amaral / Correio do Povo

O governo do Estado apresentou iniciativas para auxiliar os micro e pequenos empreendedores que tiveram seus negócios fortemente afetados pelas enxurradas da semana passada no Vale do Taquari, e para apoiar a recuperação econômica das localidades. O Estado solicitou reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que ocorrerá nos próximos dias, para apresentar aquelas que precisam de deliberação.

As medidas, que incluem prorrogações de pagamentos e isenções tributárias, foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite como parte de um conjunto de ações destinadas às pessoas e aos municípios atingidos pelo desastre climático. As normas tributárias estão sendo elaboradas com urgência para que possam ser aplicadas o mais rápido possível.

Iniciativas

  • Isenção nas aquisições de ativo imobilizado (ICMS e Difal)
    Iniciativa para a aquisição de máquinas e equipamentos destinados ao ativo permanente e  para reposição de ativos deteriorados ou destruídos.
  • Não estorno do crédito relativo ao estoque
    Não será exigido o estorno do crédito relativo às mercadorias estocadas que tenham sido extraviadas, perdidas, furtadas, roubadas, deterioradas ou destruídas, mediante comprovação de laudo pericial.
  • Apoio na garantia das apólices de seguros
    Em diálogo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), o Estado vai apoiar as empresas na garantia de recebimento dos valores relativos a suas apólices.
  • Prorrogação das datas de vencimento dos tributos
    Tributos apurados no Simples Nacional devidos pelos contribuintes com sede nos municípios atingidos terão as datas de vencimento prorrogadas.
  • Isenção nas doações de mercadorias
    Isenção para doações de mercadorias a entidades governamentais ou assistenciais reconhecidas de utilidade pública para assistência às vítimas da calamidade pública.
  • Campanha de doação SOS Rio Grande do Sul
    As doações financeiras para a conta SOS Rio Grande, criada pelo governo do Estado no Banrisul, serão aplicadas, entre outras finalidades, para o apoio às micro e pequenas empresas atingidas.
  • Linhas especiais de crédito
    Na semana passada, o governo do Estado já tinha anunciado medidas visando a recuperação econômica e social das localidades atingidas pelas enxurradas, incluindo linhas de crédito especial para financiamentos pelo Banrisul. Uma das linhas oferecidas disponibiliza R$ 100 milhões para o financiar o giro de longo prazo, preferencialmente para as categorias de microempreendedor individual e de micro, pequenas e médias empresas, com prazo de até 48 meses, carência de 12 meses e taxas diferenciadas.