Setor de franquias vê receita crescer 15% no semestre, diz ABF

Todos os segmentos cresceram, com destaque para Hotelaria e Turismo, Alimentação, Moda e Saúde, Beleza e Bem-Estar

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Num trimestre em que ficou ainda mais evidente a ampla retomada das atividades sociais, com mais pessoas viajando, trabalhando presencialmente, em eventos e encontros, o setor de franquias registrou um crescimento nominal de 12,9% no 2º trimestre comparado aos mesmos meses do ano passado. O faturamento saltou de R$ 48,0 bilhões para R$ 54,2 bilhões. Frente ao segundo trimestre de 2021, as franquias ampliaram sua receita em 31,9% e a igual intervalo de 2019, o incremento foi de 25,8%. Estes e outros dados estão na Pesquisa de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O estudo aponta que todos os segmentos também cresceram no período, com destaque para Hotelaria e Turismo, Alimentação Food Service – que já haviam se destacado no trimestre anterior –, e Moda, beneficiados especialmente pela forte retomada dos hábitos sociais presenciais, mas com a manutenção de atividades representativas no delivery e no e-commerce. Tanto de janeiro a junho quanto no acumulado dos últimos 12 meses, a receita do setor de franquias cresceu ainda mais.

Neste primeiro semestre comparado com igual período de 2022, a alta foi de 15,0%, com um faturamento que avançou de R$ 91,4 bilhões para R$ 105,1 bilhões. Na comparação com igual período de 2021, a alta foi de 29,7% e de 51,8% ante 2020. Em relação ao primeiro semestre de 2019, antes da pandemia, o crescimento foi de 24,2%.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, a alta do faturamento das redes de franquias foi de 15,2%, ratificando o crescimento sustentável do setor. A receita nesse período saltou de R$ 195,480 bilhões para R$ 225,163 bilhões. Ao observarmos o mesmo intervalo de tempo a partir de 2019, o franchising cresceu 25,1%, e de 2020, 31,3%.

EMPREGO

No segundo trimestre de 2023, a mão de obra empregada pelo setor foi da ordem de 1,612 milhão de trabalhadores diretos ante 1,453 milhão entre abril e junho do ano passado, o que equivale a um aumento de 10,9%. “O setor de franquias é formador de mão de obra, dando oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho formal, além de contribuir com o treinamento e a capacitação dessas pessoas. Inclusive, fechamos uma parceria com a ONG Juventudes Potentes – liderada pelo Instituto Aspen e articulada no Brasil pela United Way Brasil – com o objetivo de criar oportunidades de acesso ao mercado de franquias para jovens das comunidades vulneráveis e periféricas da cidade de São Paulo”, declara Moreira Leite, presidente da ABF.

O número de operações de franquias também avançou. A variação no período pesquisado representou um acréscimo de 11.062 unidades no País, totalizando 188.878 operações. Segundo o estudo, foram abertas 4,0% mais unidades, com um índice de encerramento de 1,5%, resultando num saldo positivo de 2,5%, e com uma pequena queda no número de repasses: de 0,9% para 0,7% entre o segundo trimestre de 2022 e o deste ano.

Analisando os dados do desempenho neste primeiro semestre e as perspectivas para a segunda metade do ano, a ABF manteve as projeções para 2023. O faturamento deve crescer entre 9,5% e 12%; o número de operações, 10%, empregos também tem projeção de alta de 10% e o volume de redes, 4%. De acordo com o presidente Tom Moreira Leite, “temos expectativas positivas para o segundo semestre, marcado por datas importantes para o varejo, principalmente a Black Friday, e também feriados com viagens. O começo da queda da taxa de juros e perspectivas macroeconômicas mais positivas podem ajudar também”.