Ao menos seis municípios suspenderam aulas da rede municipal nesta terça (12) e quarta-feira (13). Pelotas, Rio Grande, Jaguarão, São José do Norte, Pedro Osório e São Lourenço do Sul. Em Cerrito e Morro Redondo, as aulas serão interrompidas apenas nesta terça-feira. Já em Arroio Grande, a interrupção vale somente para algumas escolas. A Universidade Federal do Rio Grande também suspendeu as atividades até quarta-feira (13). A suspensão tem caráter preventivo pela previsão de mais chuvas nas próximas horas, conforme explica a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.
“Inicialmente iríamos suspender as aulas somente na zona rural, porque lá nós temos muitas estradas prejudicadas com as chuvas da semana passada e algumas pontes interditadas, então isso poderia prejudicar o transporte escolar. Mas depois em função de uma certa ansiedade das famílias, dos pais, das próprias equipes diretivas, nós decidimos também suspender as aulas da zona urbana mais pelo princípio da precaução. A gente nunca se arrepende de usar o princípio da precaução”, reforça a prefeita.
Pelotas tem alerta para receber chuvas de mais de 300mm até quinta-feira (14). Nesta noite de segunda para terça-feira, a chuva foi fraca, mas a prefeitura do município está mobilizada para a possibilidade das fortes chuvas virem a se confirmar. Paula Mascarenhas afirma que foi montada uma sala de comando no Corpo de Bombeiros para centralizar as demandas e fazer os devidos encaminhamentos.
“Nós montamos uma sala de situação no quartel do Corpo de Bombeiros, porque é o número que mais recebe chamadas, o 193. Lá estão as representações da Defesa Civil Municipal, da Defesa Civil Estadual, da Secretaria de Serviços Urbanos, Qualidade Ambiental, da nossa autarquia de saneamento, o SANEP, da assistência social, enfim, para que a cada chamada a gente já possa distribuir tarefas e otimizar, para que não haja duas equipes no mesmo local, podendo otimizar recursos humanos e materiais”, salienta Paula Mascarenhas.
Além disso, a secretaria de Assistência Social, em parceria com a secretaria de Saúde, circulou pelas ruas na noite desta segunda-feira e acolheu 60 moradores de rua em uma casa de passagem. Também foram distribuídos alimentos e lonas para a população. A prefeita também salienta que foram identificados alguns locais no municípios para serem abrigos em caso de chuvas que retirem as pessoas de suas casas.
“Temos três ou quatro locais de sobreaviso que a gente não está divulgando porque toda pessoa que for abrigada pela prefeitura deve passar pela assistência social. Então, para a pessoas não se dirigirem direto, as nossas equipes da assistência social vão acompanhá-las. Então, a gente pede é que as pessoas que necessitarem de qualquer tipo de ajuda liguem para o 193, que é o quartel do Corpo de Bombeiros, porque as nossas equipes estão lá, ou para o 153, da Guarda Municipal e Defesa Civil”, conclui a prefeita de Pelotas.