O Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre, tem uma série de voos cancelados na manhã desta terça-feira por conta do mau tempo. Nessa segunda-feira à noite, a cidade registrou um forte vendaval que deixou bairros sem luz, causou danos no Acampamento Farroupilha e gerou fortes ondas no rio Guaíba.
De acordo com informações da Fraport, empresa que administra o terminal na Capital, dez voos de pernoite não pousaram nessa segunda e precisaram alternar para outros aeroportos. A Latam informou o cancelamento de três viagens que chegariam a Porto Alegre na noite de ontem e dois que partiriam na manhã de hoje. A Azul relatou que cancelou cinco voos ontem e mais seis que partiriam nesta terça. Já a Gol manteve as chegadas e partidas e só reportou atrasos.
Os ventos já tinham afetado ontem a operação no Salgado Filho. Na ocasião, ao menos três aeronaves ficaram em espera com órbitas perto da Capital. O voo Azul 4708 arremeteu e retornou para Campinas, em São Paulo.
Fortes rajadas de vento atingiram a região central de Porto Alegre no fim da noite desta segunda-feira. A ventania derrubou placas, deixou parte do Centro Histórico no escuro e fez até ondas no Guaíba, que quebravam nos deques do trecho 1 da Orla. O princípio de virada no tempo assustou a população, já com temor das chuvas recentes que geraram destruição no Rio Grande do Sul.
Um piquete no acampamento chegou a ter as telhas arrancadas com a força do vento. Apesar do susto, não houve feridos. Os responsáveis pelo espaço iniciaram o reparo logo após o incidente.