CEEE Equatorial ainda registra 14 mil sem luz no RS

Na área atendida pela RGE, equipes fazem a recomposição da rede em Muçum e Roca Sales

Foto: Alina Souza/CP/Arquivo

Cerca de 14 mil clientes seguem sem energia elétrica em cidades da área de concessão da CEEE Equatorial em razão dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul. As regiões mais afetadas, no fim dessa manhã, eram, nessa ordem, a Sul, com 8 mil clientes sem luz; o litoral Norte, com 2,5 mil; e a Campanha, com 2 mil. Os municípios mais afetados eram Canguçu (4 mil sem energia), Cerrito (1,1 mil clientes), Turuçu (800 clientes sem energia), Pelotas (1 mil) e Balneário Pinhal (400 clientes sem energia). Porto Alegre, Viamão e Alvorada, na região Metropolitana, tiveram a operação normalizada.

Na área atendida pela RGE, equipes fazem a recomposição da rede em Muçum e Roca Sales, cidades praticamente devastadas pelo rio Taquari. A empresa explica que a energia só vai poder ser religada quando as residências e o comércio tiverem condições técnicas e de segurança para isso. “Para religar a energia em um local não basta apenas a rede ser reconstruída. É necessário que tenha a entrada de energia (poste, medidor, ramal de ligação e outros equipamentos) e que as instalações internas estejam adequadas”, cita a nota da RGE. Conforme a concessionária, o número de clientes desligados vem reduzindo gradativamente. Encantado está com 99,59% dos clientes religados, Roca Sales com 96,01% e Muçum com 80,53%.

A RGE alerta, em especial os moradores dos municípios Muçum e Roca Sales, para considerar a rede energizada. Esse cuidado é importante para evitar acidentes que podem causar mortes. Antes de fazer reparos nas instalações internas, moradores devem se certificar sobre as condições da rede de distribuição de energia elétrica. A RGE recomenda, também, que ninguém faça consertos por conta própria ou toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede.