Marrocos: comitiva gaúcha está a salvo e em local seguro após terremoto com mais de mil mortes

Vice-governador Gabriel Souza retorna neste domingo ao Rio Grande do Sul

Foto: Joel Vargas/Agência ALRS

O vice-governador do Rio Grande do Sul Gabriel Souza (MDB) emitiu nota informando que “está bem e em segurança” após o terremoto que já matou mais de mil pessoas no Marrocos, desde a noite dessa sexta, pelo horário de Brasília. Souza contatou os integrantes da missão gaúcha no país norte-africano – o secretário estadual de Assistência Social Beto Fantinel, pesquisadores, prefeitos, dirigentes de entidades e equipe – todos a salvo e em local seguro, conforme o comunicado.

No momento do abalo sísmico, o vice-governador fazia um deslocamento, por terra, de carro, pela cidade de Marrakesh, acompanhado da diretora-geral da missão da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, e da vice-governadora do Ceará, Jade Romero.

Na nota, Gabriel Souza agradece o embaixador do Brasil no Marrocos, Alexandre Parola, que esteve junto da delegação durante o período crítico, oferecendo apoio logístico caso necessário. A missão gaúcha também se solidariza, no comunicado, com os familiares e amigos das centenas de vítimas que morreram no terremoto.

Conforme previsto, Souza retorna hoje ao Brasil e, amanhã, acompanha o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, nos municípios gaúchos atingidos pelo ciclone.

Tensão

Na noite dessa sexta, Gabriel Souza já havia relatado momentos de tensão. “Sentimos que estava acontecendo algo grave porque as pessoas saiam dos prédios e iam para a rua. Quando chegamos próximo ao hotel, as pessoas relataram que desciam dos prédios balançando. Para nossa sorte, não estávamos dentro de prédio nenhum”.

“O ambiente é tenso e de muita tensão ainda. Especialmente por poder acontecer de novo”, resumiu. A orientação para a população era seguir na rua. “Por segurança, a orientação é não entrar nos prédios. Estamos aguardando a possibilidade de reingressar”.

*Com informações do Correio do Povo