Estado orienta a como fazer doações a vítimas das enchentes

Saiba como ajudar e quem procurar para se tornar voluntário

Foto: Camila Martins/Secom

O governo estadual atualizou as orientações a pessoas dispostas a auxiliar os atingidos pelas enchentes, seja enviando dinheiro ou doações e, ainda, prestando trabalho voluntário.

Doações em dinheiro

Para empresas e pessoas que podem auxiliar em dinheiro, uma chave PIX oficial, com CNPJ, recolhe as doações, de qualquer valor. A medida visa dar segurança de que os valores destinados chegarão a quem precisa. Todo o processo vai passar por auditoria. A conta, no Banrisul, vai ter os repasses geridos em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária, reduzindo a burocracia.

PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Doações em itens

Neste sábado, com centenas de pessoas ainda em abrigos, o governo aponta os kits de higiene pessoal como a necessidade principal. O conjunto contém, por exemplo, duas escovas de dente, um creme dental, um sabonete, um desodorante, um shampoo, um pacote de absorventes femininos, um aparelho de barbear e quatro rolos de papel higiênico.

A entrega do kit pronto dispensa as etapas de triagem e montagem, agilizando o repasse do material às comunidades em vulnerabilidade.

O mesmo vale para os kits de limpeza, que podem conter, por exemplo, um litro (pelo menos) de água sanitária, um litro de desinfetante, um quilo de sabão em pó, 500 ml de detergente líquido, esponjas e panos de limpeza.

O Estado também recomenda a doação de vassouras, rodos e baldes.

Além desses itens, os pontos de coleta recebem agasalhos (calçados e roupas de qualquer gênero). As peças devem ser entregues limpas e em condições de uso. Calçados devem ser acondicionados em pares.

A população pode doar, ainda, itens de cama e banho e cobertores em boas condições. Esse material deve ser entregue higienizado nos pontos de coleta.

Locais para entrega de doações

  • Central de Doações da Defesa Civil do RS
    Permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) – avenida Borges de Medeiros, 1.501 – bairro Praia de Belas, Porto Alegre. Neste final de semana (9 e 10/9/2023), ficará aberto das 8h às 18h.
  • Palácio Piratini – Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro, Porto Alegre.
  • Quartéis da Brigada Militar
  • Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar
  • Prefeituras municipais
  • Unidades do Sesc

Trabalho voluntário

Voluntários que queiram auxiliar nos trabalhos de limpeza e reconstrução nas cidades de Muçum e Roca Sales devem se apresentar na Prefeitura Municipal de Encantado, no Vale do Taquari. A medida visa otimização dos trabalhos e garantia de fluxo de viaturas, ambulâncias e máquinas nas ruas e estradas da região. De Encantado para Muçum e Roca Sales, a Brigada Militar garante o transporte e organiza a distribuição no terreno.

Consulte aqui outros pontos de doação