Simers tem mutirão de médicos para atender famílias atingidas pelas chuvas

Logística e a orientação serão da Defesa Civil e Secretaria Estadual da Saúde

Foto: Guilherme Almeida/CP

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do Núcleo Acadêmico e do Hub de Solidariedade, está promovendo um “Mutirão do Bem” para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas que afetaram o Estado nos últimos dias. Para isso, a entidade abriu um canal para que médicos, que desejam ser voluntários no atendimento da população atingida, possam se cadastrar. A logística e a orientação serão da Defesa Civil e Secretaria Estadual da Saúde.

Além dessa ação com a categoria, o Simers faz um chamado à sociedade para colaborar com doações de itens essenciais, como água mineral, agasalhos, cobertores, colchões, materiais de limpeza e higiene. O site Trote Solidário – espaço online organizado pelo Núcleo Acadêmico Simers (NAS), que há 15 anos promove esta ação pioneira – também está concentrando as doações às pessoas atingidas, especialmente nos municípios de Lajeado e da região do Vale do Taquari, onde há grande número de desabrigados.

“Esse é um momento de união, de solidariedade e de grande atenção com a saúde da população. Estamos mobilizando nossa equipe e nossos diretores, a fim de minimizar as perdas e amparar as famílias atingidas”, afirma o presidente do Simers, Marcos Rovinski, que está atento também à situação das unidades de saúde que foram afetadas, a partir de relatos de médicos e da própria Defesa Civil.