“Roca Sales está arrasada” afirma prefeito Amilton Fontana, em entrevista para Rádio Guaíba

Amilton Fontana acredita que Roca Sales vai precisar de ao menos 30 ou 40 dias para restabelecer o comércio

Rio Taquari inunda Roca Sales. Foto: Reprodução/X

Roca Sales foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas que iniciaram no domingo (3), no Rio Grande do Sul. Em entrevista exclusiva ao programa Agora, da Rádio Guaíba, o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, afirmou que aproximadamente 70% da cidade foi devastada pelas inundações.

O prefeito explicou que a área central da cidade foi a mais prejudicada pelas inundações que atingiram até 2m de altura. “Ela concentra todo nosso comércio, os bancos, e na nossa cidade as empresas estão mais centralizadas, então, foram todas atingidas com mais de 2m de água, correnteza, onde não sobrou nada. Não sobrou uma farmácia, não tem um medicamento nessas farmácias se a gente fosse precisar. É uma cidade que eu não sei por quanto tempo a gente não tem nada aqui, não tem nada, levou tudo embora. Não tem o que fazer a não ser começar a limpar e restabelecer algumas coisas”, detalhou.

Juntamente com Muçum, a cidade de Roca Sales foi uma das mais atingidas. Já foram registrados, conforme a Defesa Civil estadual, 11 óbitos no município do Vale do Taquari. Após a tragédia, uma onda de solidariedade foi formada no Rio Grande do Sul. Fontana explica que criou uma conta bancária para receber doações e auxiliar na reconstrução da cidade. “Eu abri uma conta específica para isso, pois depois que passar tudo isso e a gente conseguir limpar, tem muitas pessoas que pra voltar pra casa vão precisar de muita ajuda. Eles perderam tudo, e eu acho que o município vai conseguir ajudar nas coisas que mais precisam. Eu acho que esse recurso financeiro daqui pra frente vai ser essencial pra gente conseguir restabelecer as famílias”, apelou.

Durante a semana o governador Eduardo Leite pediu que as pessoas não se dirijam para as regiões afetadas, porém o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, ressaltou que toda ajuda é bem vinda. “Essa parte de mão de obra a gente precisa muito, porque aqui tem muita demanda. Eu não sei quantas cargas de entulho teremos que retirar, e já estamos retirando. Então, essa demanda de mão de obra é muito essencial. As pessoas que quiserem vir pra cá ajudar, precisam se dirigir ao Centro Social Urbano, onde temos um comitê de crise que está coordenando os voluntários.

Amilton Fontana acredita que Roca Sales vai precisar de ao menos 30 ou 40 dias para restabelecer o comércio.