Restabelecido sinal de Internet em Muçum, no Vale do Taquari

RGE segue trabalhando na região central da cidade para reestabelecer a energia elétrica

Foto: Vitória Fagundes / Correio do Povo

Após quatro dias incomunicável, a cidade de Muçum, no Vale do Taquari, voltou a ter sinal de internet, embora siga sem luz. De acordo com moradores da região, o serviço retornou na manhã desta sexta. A RGE segue trabalhando na região central da cidade para reestabelecer a energia elétrica.

Após a diminuição do nível da água, moradores, com a ajuda de voluntários, fazem a retirada da lama das residências, e caminhões recolhem os entulhos colocados na rua.

“No momento, a ajuda humanitária está vindo de várias partes através de doações. Temos o Brasil dentro de Muçum, o Exército, a Marinha, a Defesa Civil de diferentes esferas, batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. É uma estrutura de guerra para a resposta a um cenário de guerra”, disse o prefeito Mateus Trojan (MDB), em entrevista à Rádio Eldorado, de São Paulo.

Além de recursos humanos e financeiros, o prefeito disse que vai ser preciso apoiar as empresas atingidas para que retomem as atividades e não demitam, o que pode desencadear, em médio e longo prazo, outro problema social.

Segundo ele, a indústria é a base da economia local. A maior delas, um curtume de couros, com 500 funcionários, parte deles de Roca Sales e Encantado, ficou destruída. A Confederação Nacional dos Municípios estima prejuízo superior a R$ 85 milhões nas áreas afetadas do Vale do Taquari.

Trojan espera que a onda de solidariedade que está ajudando a recuperar a cidade continue por mais tempo. “São dezenas de casas totalmente levadas, o que gera essa necessidade de ter esse retorno do governo do Estado e do federal para reconstruir a cidade. Mas temos também mais de duas mil pessoas voluntárias, que vieram de fora, para ajudar na recuperação da cidade”, reforçou.

Neste sábado, as vítimas de Muçum receberão homenagens em velório coletivo.

*Com informações da Agência Estado (AE)