Refap tem produção recorde de diesel S10 em agosto, mostra Petrobras

Companhia vem aumentando sua produção de combustíveis desde início da nova gestão

Foto: Divulgação / CP

As refinarias da Petrobras atingiram 97,3% de Fator de Utilização Total (FUT) em agosto, melhor resultado desde dezembro de 2014. Ainda segundo a companhia, a produção de diesel total no mês foi de 3,78 bilhões de litros, a maior em 2023. A produção de diesel S10, produto mais moderno e com baixo teor de enxofre, atingiu 2,37 bilhões de litros no mesmo período. A Petrobras destaca a produção recorde mensal de S10 alcançado na Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), com 258 milhões de litros.

“Os resultados são importantes para o amortecimento da volatilidade de preços do mercado externo”, diz a empresa na nota. Segundo o diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, “a ampliação da produção de diesel S10 em nossas refinarias contribui para a nossa estratégia comercial, que prevê a prática de preços competitivos de maneira rentável e sustentável”, comemora.

Segundo o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, a marca alcançada mostra a confiabilidade e da qualidade das operações da Petrobras. “A otimização dos nossos processos está permitindo ampliar a produção em nossas unidades e a oferta de derivados no mercado nacional com rentabilidade”, afirma.

As refinarias da Petrobras vêm atingindo recordes sucessivos na capacidade de utilização desde maio deste ano. O cálculo do fator de utilização do refino leva em consideração o volume de carga de petróleo processado e a capacidade de referência das refinarias, dentro dos limites de projeto dos ativos, dos requisitos de segurança, de meio ambiente e de qualidade dos derivados produzidos.