Grêmio deseja ficar com Renato para 2024

Trabalho ao longo da temporada e resultados obtidos na quarta passagem do técnico no clube agradam à diretoria

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / Rádio Guaíba

Além de começar a vasculhar o mercado em busca de possíveis reforços para a próxima temporada, a direção do Grêmio tem um alvo definido do treinador que deseja para 2024. Ele, inclusive, já está na Arena, mas tem contrato apenas até o final do ano: Renato Portaluppi. A predileção por manter Renato passa pelo trabalho que ele vem realizando nessa quarta passagem pelo clube. Na última semana, o ídolo tricolor completou um ano desde o seu retorno, no início de setembro de 2022.

Durante esse tempo, ajudou o Grêmio no acesso para a Série A, nas conquistas da Recopa Gaúcha e Gauchão, além de chegar nas semifinais da Copa do Brasil e estar, atualmente, no G-4 do Campeonato Brasileiro. “O Renato já era o treinador da nossa preferência antes de o presidente Guerra assumir. E acho que o trabalho feito esse ano é excelente. Foi campeão gaúcho, venceu os Gre-Nais, chegou às semifinais da Copa do Brasil e, agora, está em terceiro lugar no Brasileirão. Tudo isso vindo de uma Série B. O Grêmio está brigando na parte de cima, contra Palmeiras e Botafogo. Acho o trabalho do Renato muito bom e ele é o nome da nossa preferência para o ano que vem”, disse Antonio Brum, vice de futebol do clube, em entrevista recente.

O comandante tricolor tem vivido, neste ano, a temporada mais autoral. Ao longo desses nove meses, Renato Portaluppi já utilizou pelo menos três esquemas diferentes, que têm dado resultado, cada qual à sua maneira. Começou com a formação de sua preferência, que é o 4-2-3-1, com um jogador mais velocista pela esquerda, Ferreira, e um meia mais defensivo pela direita, que era Bitello. Quando perdeu o camisa 10 por lesão, optou por mais um meia na linha de três atrás do centroavante: Vina. Em determinado momento, sem as opções de velocidade, o treinador recorreu ao esquema com três zagueiros, dando mais liberdade para os laterais pelos lados do campo. Por fim, após voltar a utilizar o esquema 4-2-3-1, Renato “reinventou” mais uma vez ao escalar três volantes e deu certo.

Foram duas vitórias seguidas, contra Cruzeiro e Cuiabá, com cinco gols marcados e nenhum sofrido. Pela primeira vez, o Tricolor passou dois jogos consecutivos sem ser vazado no Brasileirão. Renato Portaluppi ainda sonha fechar o ano com chave de ouro: a conquista do Campeonato Brasileiro. Mesmo com 12 pontos atrás do Botafogo, o treinador acredita que ainda é possível brigar pelo título: “Se tem chances, vamos brigar e correr atrás. Enquanto houver chances matemáticas, vamos perseguir”.