As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde domingo (3), causaram inúmeros estragos e mesmo com o esforço das equipes das concessionárias RGE e CEEE Equatorial, 54 mil clientes seguem com o fornecimento de energia prejudicado. Na área de abrangência da primeira companhia são 7 mil pontos, e na segunda empresa são 47 mil.
Neste momento, na área de abrangência da CEEE Equatorial, existem 47 mil clientes sem energia em toda a área de concessão da companhia. Nas regiões do Litoral Norte, são 18 mil clientes prejudicados; Sul (17 mil); Litoral Sul (7 mil); Campanha (3 mil); Metropolitana (2 mil clientes); e Centro Sul, com 1,5 mil clientes sem energia. Os municípios mais atingidos neste momento são Pelotas, Canguçu, Rio Grande, Palmares do Sul, Piratini, Santa Vitória do Palmar, Tramandaí, Santo Antônio da Patrulha, Mostardas, Balneário Pinhal e Arroio Grande.
A companhia afirma que metade dos clientes que ontem à noite estavam sem energia já foram religados. Dos 90 mil, da quinta-feira (7), para 47 mil, nesta sexta-feira (8). As equipes seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento total para todas as áreas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Na área de abrangência da RGE são 7 mil pontos prejudicados, 650 estão em áreas com impedimento de acesso e/ou alagamentos e outros 6.350 em locais onde as redes estão sendo reconstruídas parcial ou totalmente, com retirada dos mais diversos objetos que estão sobre as mesmas, principalmente nos municípios de Vespasiano Corrêa, Roca Sales, Encantado e Muçum. A empresa ressalta que segue monitorando a situação nas regiões para restabelecer a energia na medida em que a água baixe a níveis seguros.
A companhia informa que com a redução do nível da água já foi possível religar a energia para mais de 36 mil clientes. O fornecimento já está normalizado nos municípios de Relvado, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Nova Brescia, Santa Tereza, Cruzeiro do Sul, São Valentim do Sul e Imigrante.