Susepe disponibiliza detentos para auxiliar na limpeza de municípios atingidos por enchentes

Apenados também fazem a distribuição de alimentos doados em cidades dos vales do Taquari e do Rio Pardo

Susepe / Reprodução

Cerca de 30 apenados passaram a atuar na limpeza e no recebimento de doações em municípios gaúchos afetados pelas enchentes. A ação, tomada em parceria pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), disponibiliza mão de obra prisional para as cidades de Arroio do Meio, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Lajeado e Encantado, onde os presos também fazem a distribuição de alimentos doados.

Além dos serviços de limpeza e distribuição de donativos, a iniciativa também contempla a produção de 2 mil barras de sabão, fabricadas por detentos do Instituto Penal de Santo Ângelo, para serem distribuídas nas cidades afetadas. Mais cedo, o governador Eduardo Leite declarou que cogita utilizar a mão de obra prisional para auxiliar na recuperação de Muçum, um dos municípios mais atingidos pelo temporal, no Vale do Taquari.

A administração da Susepe marcou uma reunião, para esta noite, em que vai fazer o balanço das atividades e analisar as alternativas para ampliar ainda mais a disponibilização de mão de obra prisional aos municípios atingidos. A partir desta sexta, os trabalhos devem receber o reforço de apenados vindos de Montenegro, Bento Gonçalves, Guaporé e Charqueadas.